segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Design Industrial

Antes de mais, deveria mencionar que sou estudante do curso de Design Industrial da Beira Interior - Covilhã.

No final do 12º ano, fiz algumas pesquisas dos cursos que gostava e os que tinham mais saídas.

Na minha opinião existem cursos que nem metade da população entende o que são, existe pouca informação nas escolas, pois alguns são cursos novos e nem os próprios professores sabem bem em que consiste o curso.

Pois, a minha dúvida foi exactamente essa, o que é Design Industrial?

Após as minhas pesquisas consegui concluir que...

Design Industrial é um curso que visa:

  • formar especialistas vocacionados para a concepção de produtos e equipamentos inovadores, indo de encontro às exigências de criatividade e de inovação de empresas industriais e de instituições de investigação e desenvolvimento;
  • estabelecer um forte relacionamento entre o design e as tecnologias; suportar a actividade de projecto e concepção ou delineamento de produtos e equipamentos competitivos, pensados para as pessoas e obedecendo a requisitos de segurança e sustentabilidade ambiental, com vista à sua produção industrial e à sua comercialização com sucesso;
  • desenvolver e aperfeiçoar a sensibilidade estética e artística e as capacidades criativas, bem como de visualização e expressão gráfica tridimensional; desenvolver aptidões com vista ao trabalho em equipa e fazer a dotação de linguagens para a comunicação e coordenação de equipas multidisciplinares de desenvolvimento do produto;
  • preparar para actividades de investigação e desenvolvimento;
  • dotar de competências e cultura para o desenvolvimento da actividade profissional;
Tem como saídas profissionais:

  • Empresas de desenvolvimento e produção industrial nos ramos de embalagens, cerâmica e vidro, electrodomésticos e mobiliário
  • equipamento urbano, sanitário, de cozinha e de apoio à prática desportiva
  • equipamento de transporte (automóvel, ferroviário, naval e aeronáutico)
  • brinquedos, moldes e electrónica de consumo
  • Atelier de design
  • Empresas de consultadoria e de assessoria técnica
Este pequeno texto foi retirado do próprio site da _UBI_ Universidade da Beira Interior, com o propósito de ajudar os alunos que vão iniciar o ensino superior.

Brinquedo

O meu primeiro projecto da Universidade foi um brinquedo para crianças com idade compreendidas entre os 2 e 4 anos.

Este trabalho foi realizado na disciplina de Introdução ao Design.

Normalmente as várias etapas que percorro para a execução de um trabalho são:

  1. Pesquisas de Mercado (Imagens, Legislação etc...)
  2. Elaboração de Conceitos (Brainstorming & Brainwriting)
  3. Esboços
  4. Nova pesquisa (Material, Cores, Processos de Fabrico, Custo de Produção)
  5. Realização dos desenhos técnicos (3D & 2D em SolidWorks)
  6. Execução de maquetes experimentais
  7. Protótipo Final (normalmente em escala real)
  8. Aplicar o trabalho no meu blog (pois ajuda a divulgar o que faço e também a incentivar outras pessoas que gostem deste tipo de trabalhos)



Algumas fotografias do meu trabalho.

domingo, 22 de novembro de 2009

Design do Produto III

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Design do Produto III, com o intuito de expor os trabalhos de Design Industrial na tinturaria aqui da Covilhã.

O meu trabalho é dedicado a acessórios de cozinha, mas também têm o objectivo de decorar a mesa de qualquer consumidor.

Escolhi como objectos para serem desenvolvidos, um galheteiro e um suporte de guardanapos.



























Adoro fazer maquetas
dos meus próprios trabalhos, mas desta vez, tive que pedir ajuda ao meu pai, que é carpinteiro, a executar o meu projecto em escala real.

Gostei imenso de realizar este projecto e principalmente adorei o resultado final.


Todos os projectos realizados na universidade têm um objectivo de desenvolver as nossas capacidades para diferentes perspectivas, daí os trabalhos elaborados serem muito variados.


O início da partida

Tudo de repente desaparece, e já nada faz qualquer sentido, mesmo naqueles momentos em que certezas eu tinha... e tu tinhas...

Vendo o tempo passar, por entre cheiros e sorrisos, por entre toques e lágrimas.

Vem ter comigo, atravessa o infinito, corre para me amares como se me fosses perder e nunca mais sentir... nem um único suspiro, nem uma troca de olhares.

O todo significa tão pouco, quando vou embora. Sinto-me perdida quando volto. Mas continuo a adorar a maneira como me olhas, a maneira como sorris, a maneira como me acaricias e a maneira de como tu és tudo. Mas de repente, uma vez mais, tudo parece desaparecer...

Os primeiros momentos do outro lado e no outro sentido.